ORCHIDACEAE

Acianthera glumacea (Lindl.) Pridgeon & M.W.Chase

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Acianthera glumacea (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

149.211,671 Km2

AOO:

92,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Barros et al., 2011).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?<i>Acianthera glumacea </i>é uma espécie ocorrente em ambientes de MataAtlântica nos Estados do Sul e Sudeste do Brasil. Possui uma EOO de 133.029 km². Apesar de a espécieocorrer em áreas de grande interferência antrópica, esta ocorre em diferentestipos florestais e apresenta uma distribuição ampla. Desta forma, <i>A. </i><i>glumacea </i>é uma espécie Menos preocupante (LC).Porém, maiores estudos populacionais e de exploração poderão futuramentelevá-la a uma nova avaliação.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Em levantamento realizado na Fazenda São Maximiniano em Guaíba, Rio Grande do Sul, Buzzato et al. (2007) comentam que a espécie foi muito abundante em áreas de mata secundária e borda de mata.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa (Gonçalves, 2005; Barros; Rodrigues; Batista, 2009). Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual e Decidual, Floresta Arenosa, Turfosa e de Galeria (Gonçalves, 2005)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 1.5 Subtropical/Tropical Dry
Detalhes: Espécie cespitosa, epifítica ou rupícola, 10,0-19 cm de altura. Flores de cinco a onze, abrindo simultaneamente. Indivíduos foram encontrados floridos entre os meses de julho e janeiro e em frutos entre agosto e março (Gonçalves, 2005).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level
A espécie foi considerada Em Perigo (EN) na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).